Nosso Blog
Importância de Correção de Acidez do Solo e Adição de Matéria Orgânica
Correção de acidez
A acidez do solo é um dos principais fatores que afetam a disponibilidade de nutrientes. Os solos brasileiros têm alto grau de intemperização e consequente intensa lixiviação de bases, o que caracterizam-os como naturalmente ácidos. A acidez ativa é medida por valores de pH, esta afeta diretamente o desenvolvimento das culturas. Solos muito ácidos afetam principalmente a disponibilidade de macronutrientes e solos muito alcalinos reduzem a disponibilidade de micronutrientes essenciais para as plantas.
O pH afeta a atividade microbiana, responsável pela decomposição da matéria orgânica; o número de cargas elétricas; a estabilidade de agregados, responsável pela estruturação do solo; a presença ou não de elementos tóxicos às plantas, assim como as reações de precipitação, de troca de cátions e ânions e de adsorção específica, que é o que acontece com o fósforo.
O ideal é manter o PH em uma faixa que garanta bom aproveitamento de macros e micronutrientes. Esta faixa fica em torno de 6,0, para a maioria das culturas de interesse agronômico. A aplicação de corretivo é indicada para corrigir a acidez, neutralizar o alumínio trocável, fornecer cálcio e magnésio para as plantas, favorecendo maior crescimento radicular e incrementos de produtividade. A escolha do tipo adequado e a dosagem correta dependem da análise química de solo.
Adição de matéria orgânica
A matéria orgânica desempenha várias funções vitais no solo, contribuindo para a fertilidade, estrutura e saúde do solo. Tem a função de melhorar a estrutura do solo como um todo, incluindo atributos físicos como a densidade do solo, a estabilidade de agregados, porosidade e retenção de água.
A elevação da capacidade de troca catiônica (CTC) do solo, é altamente influenciada pela matéria orgânica, pois aumenta a quantidade de cargas no solo, capazes de adsorver nutrientes essenciais para as culturas. Enquanto a CTC do mineral de argila caulinita, por exemplo, é 3 a 5 cmolc/kg solo, a CTC dos componentes húmicos do solo varia entre 300 a 1000 cmolc/kg solo.
O fósforo possui alta afinidade ao alumínio no solo, formando uma ligação de alta energia, chamada ligação covalente. A matéria orgânica diminui a disponibilidade de alumínio, que é tóxico para as plantas, e disponibiliza íons fosfato na solução do solo ajudando a reduzir sua adsorção.
O incremento de matéria orgânica de qualidade ao solo deve ser feito regularmente, devido a dificuldade de seu aumento significativo.
A correção da acidez do solo e adição de matéria orgânica são práticas que devem ser aliadas. Quando feitas em conjunto, potencializam seus efeitos. A correção do pH proporciona um ambiente mais favorável aos microrganismos do solo, que são primordiais para a decomposição da matéria orgânica e mineralização dos nutrientes, tornando-os disponíveis para as plantas.
Certificações Humifort
- Fornecimento De Nutrientes Para Uso Na Agricultura
- Fertilizante Orgânico Composto Classe A
- Fertilizante Orgânico