Nosso Blog
Melhorando a produtividade do Tomate com Fertilizantes Organominerais
O tomateiro é uma das culturas mais exigentes quando o assunto é nutrição do solo e, é uma das hortaliças que melhor responde a doses de nutrientes primários, chamados NPK (nitrogênio, fósforo e potássio).
Os fertilizantes organominerais combinam nutrientes minerais com matéria orgânica, o que traz uma série de benefícios que resultam em plantas mais vigorosas, produção uniforme e maior resistência a estresses ambientais, fatores cruciais para altas produtividades com qualidade.
O uso de fertilizantes organominerais no cultivo do tomate, aliado as demais técnicas de manejo, é uma estratégia eficiente para colheitas fartas, devido a características particulares desses fertilizantes. A matéria orgânica somada aos nutrientes minerais facilita a absorção dos nutrientes e auxilia no transporte de fotoassimilados elaborados pela própria planta, o que pode explicar o maior desenvolvimento da cultura.
Logo no início do ciclo das plantas, após o transplante para o solo adubado com organomineral, o desenvolvimento radicular é beneficiado pela redução ou inexistência de lesões por queimaduras nas raízes, o que garante maior crescimento das mesmas e aumento na eficiência de absorção de nutrientes, devido ao baixo teor salino do material.
Além disso, a presença de matéria orgânica nos fertilizantes organominerais promove maior atividade microbiana no solo. Esses microrganismos desempenham papel importante na decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes disponíveis para a planta. Esse ambiente microbiano mais ativo aumenta a eficiência de uso dos nutrientes aplicados, contribuindo para melhor aproveitamento da adubação e consequente aumento na produtividade final. Portanto, a aplicação de fertilizantes organominerais no cultivo de tomate é uma prática eficiente e sustentável para aumentar a produtividade e a qualidade dos frutos. Esse manejo contribui para a formação de solos mais condicionados e com potencial produtivo, fortalece o sistema radicular e promove uma lavoura mais resistente a estresses causados pelo ambiente.
Para o produtor, a utilização de fertilizantes organominerais representa um investimento para melhores resultados, tanto em rendimento quanto em qualidade.
Saiba mais sobre os nossos produtos, entrando em contato com um de nossos profissionais.
Certificações Humifort
- Fornecimento De Nutrientes Para Uso Na Agricultura
- Fertilizante Orgânico Composto Classe A
- Fertilizante Orgânico