Nosso Blog
Nutrição inteligente: benefícios das substâncias húmicas e seus efeitos na produtividade
As substâncias húmicas são compostos que se originam da matéria orgânica em decomposição, estão presentes nos fertilizantes orgânicos e organominerais da Natufert promovendo uma série de benefícios.
Os benefícios das substâncias húmicas no programa de adubação vão desde efeito condicionador de solo como ação nos atributos químicos, físicos e biológicos, podendo citar melhoria da atividade biológica no solo, solubilização de nutrientes como o fósforo e complexação de íons. Com todas essas interações, o solo apresenta melhor equilíbrio permitindo uma interação no sistema solo-planta mais eficiente, fazendo com que a adubação seja melhor aproveitada.
Estimula a atividade biológica do solo
O uso de ácidos húmicos e fúlvicos na agricultura oferece consideráveis benefícios biológicos que promovem a saúde do solo, que por consequência gera ganhos em produtividade com efeitos no crescimento das plantas e a eficiência da produção agrícola. Essas substâncias orgânicas complexas, obtidas a partir do fertilizante orgânico, desempenham um papel fundamental na promoção da atividade biológica do solo.
Os ácidos húmicos e fúlvicos fornecem uma rica fonte de carbono orgânico que serve como alimento para microrganismos benéficos existentes no solo. Microrganismos apenas utilizam o carbono como fonte de energia para suas atividades metabólicas, incluindo a organização de matéria orgânica e a reciclagem de nutrientes promovendo a melhoria da qualidade do solo.
Melhoria da Estrutura do Solo
A presença dos ácidos orgânicos no solo ajuda a melhorar a estrutura, tornando-o mais arejado e friável. Isso facilita a penetração de raízes, a circulação de ar e água, e, consequentemente, promove um ambiente favorável para as plantas e os microrganismos.
Aumento da Capacidade de Troca de Cátions (CTC)
Os ácidos húmicos e fúlvicos possuem uma alta capacidade de troca de cátions, o que significa que eles podem reter nutrientes positivamente carregados, como cálcio, magnésio, potássio e micronutrientes. Isso aumenta a disponibilidade desses nutrientes para as plantas e os microrganismos, diminuído a lixiviação dos fertilizantes aplicado.
Redução de Estresses Ambientais
Ao manter a umidade do solo e fornecer uma fonte estável de carbono, esses ácidos ajudam os microrganismos e plantas a resistir a estresses ambientais, como secas e temperaturas extremas.
Promoção da Biodiversidade Microbiana
O uso de ácidos húmicos e fúlvicos contribui para a diversidade de microrganismos, estimulando atividade de fixadores de nitrogênio, solubilizados de fósforos e promotores de crescimento de planta. sendo fundamental para a preservação da matéria orgânica, a reciclagem de nutrientes e a resistência do ecossistema, com o estímulo aos microrganismos benéficos, ocorre a supressão de organismos patogênicos que poderiam ocasionar perda de produtividade.
Em resumo, os ácidos húmicos e fúlvicos desempenham um papel fundamental na promoção da atividade biológica do solo, melhorando a saúde do ecossistema do solo, aumentando a fertilidade e, por conseguinte, favorecendo o crescimento saudável das plantas. Seu uso na agricultura sustentável contribui para a produção de alimentos de alta qualidade e para a preservação a longo prazo da qualidade do solo.
Os fertilizantes Natufert são ricos em carbono orgânico melhorando o desempenho da adubação em campo. Composta por três linhas de fertilizantes: Humifort, fertilizante orgânico que melhora as condições químicas e biológicas do solo, Base Mega, linha fonte de fósforo com alto desempenho devido a ação da proteção do carbono e Linha Safra Certa que apresenta aproveitamento superior do nitrogênio e menor lixiviação do potássio associado ao fertilizante orgânico.
Certificações Humifort
- Fornecimento De Nutrientes Para Uso Na Agricultura
- Fertilizante Orgânico Composto Classe A
- Fertilizante Orgânico