Nosso Blog
Os Fertilizantes Organominerais no Cultivo de Citros
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de citros e lidera globalmente na produção de laranja e suco de laranja. A citricultura nacional é amplamente focada na cultura da laranja, tanto em área plantada quanto em volume colhido. A laranjeira é uma planta altamente exigente em nutrientes, necessitando, especialmente durante a floração, de elementos como nitrogênio, potássio, magnésio, cálcio, boro, ferro, manganês, zinco e enxofre. Esses nutrientes trabalham em sinergia para garantir um bom índice de pegamento dos frutos.
A taxa de pegamento é crucial para reduzir a queda de frutos, que ocorre devido à competição por fotoassimilados e nutrientes após a polinização. Durante a floração, as laranjeiras produzem grande número de flores, das quais muitas não chegam à maturação. Fatores como clima, tipo de solo e variedade cultivada influenciam a taxa de pegamento, mas o estado nutricional da planta desempenha um papel determinante nesse processo.
O uso de fertilizantes organominerais no cultivo de citros oferece múltiplos benefícios, contribuindo para a nutrição das plantas e para a melhoria da fertilidade do solo. A aplicação regular desses produtos favorece a capacidade de troca de cátions (CTC), regula o pH, melhora o transporte e a disponibilidade de micronutrientes, além de reduzir a toxicidade do alumínio e a acidificação do solo.
Outro ponto positivo é que os nutrientes são liberados gradativamente, devido ao poder tampão da matéria orgânica no solo, reduzindo perdas e trazendo maior economia no custo final dos insumos.
Uma planta bem nutrida é sinônimo de altas produtividades na citricultura. Os fertilizantes Natufert, combinam matéria orgânica com nutrientes prontamente disponíveis, ideais para utilização no manejo de adubação dos citros.
Certificações Humifort
- Fornecimento De Nutrientes Para Uso Na Agricultura
- Fertilizante Orgânico Composto Classe A
- Fertilizante Orgânico